O Que Você Precisa Saber Sendo um "Bom Paciente"

     Depois de ser diagnosticado com mieloma, emoções e sentimentos ficam frequentemente a flor da pele – não só para o paciente mas também para os familiares. Ajudar aqueles que cuidam de você pode ser uma boa maneira de conseguir o melhor tratamento e atenção. Aqui estão algumas coisas para você considerar:
Seja o mais honesto possível quando descrever seus sintomas – não tente oculta-los nem exagera-los. Tente descreve-los da maneira mais simples e precisa possível.
Quando descrever seus sintomas use palavras simples e evite usar termos médicos complicados.
Seja honesto, educado e colaborativo – isso geralmente gera melhores resultados do que ser agressivo ou não se mostrar muito simpático.
Se forem dadas instruções a você por seu médico ou por uma enfermeira, certifique-se de que você não tem dúvidas. Se alguma parte da explicação não ficou clara, peça que expliquem de novo. Eles com certeza preferirão explicar novamente do que deixa-lo preocupado ou confuso. Lembre-se, não existe pergunta boba.
Cuide-se e seja positivo. Lembre-se que sua aparência afetará sua qualidade de vida.

     É sempre uma boa idéia levar um membro da família ou um acompanhante quando você for ao médico. Eles podem perceber coisas que você deixou passar. É importante fazer perguntas, fazer anotações, compartilhar seus medos e perguntar sobre grupos de apoio.