Notícias e Destaques Espaço do cuidador – Um cuidado para quem cuida

Quem cuida do paciente na maioria das vezes tem tanta preocupação em fazer tudo certo, as melhores opções, não errar, encontrar o melhor tratamento para o paciente que quase nunca sobra tempo para pensar em si mesmo.  O problema é que quem não se cuida, acaba tendo dificuldades para cuidar de outra pessoa.

O projeto Espaço do Cuidador foi idealizado pela IMF exatamente para oferecer aos cuidadores um espaço para que possam pensar em si mesmos, avaliar suas condições como cuidadores e melhorar os cuidados aos pacientes, além de melhorar sua própria vida.

As dificuldades dos cuidadores relatadas com maior frequência são os medos.  Medo da perda, medo de não estar fazendo o melhor. O sentimento de impotência em lidar com a dor da pessoa que ama, o sofrimento, a imprevisibilidade da doença... tudo isso não acompanha somente o paciente, mas também sua família.

E o cuidador, aquele(s) que está(ão) ao lado do paciente por mais tempo, tentando lhe propiciar melhores condições para enfrentar a rotina, é aquele que irá se deparar com uma série de obstáculos no desempenho desse grande desafio de cuidar.

A falta de conhecimento sobre a doença, a angústia por tratamentos menos invasivos, a sobrecarga de atividades diárias, o abandono da sua própria vida em nome do amor pelo paciente são só alguns sentimentos que interferem e estão presentes na vida do cuidador.

É sabido que poder falar e encontrar alternativas para vivenciar e resolver essas situações pode trazer um alívio no stress e instrumentalizar o cuidador para enfrentar as dificuldades de maneira mais leve.

Saber que há outras pessoas que passam pelo mesmo processo, compartilhar ideias e soluções são os maiores benefícios dos encontros organizados.

Portanto, você cuidador, se você tiver oportunidade de participar desses encontros, não deixe de organizar com a família uma maneira de estar presente.  É exatamente importante que todos os envolvidos se cuidem. O paciente vai aos médicos, está assistido em suas necessidades.

O cuidador só não pode esquecer que não existem super-heróis, e que ele(ela) também precisa de cuidados.  Ter um espaço para discutir suas dificuldades individuais, com pessoas que passam pela mesma experiência é uma oportunidade de ouro!

É uma chance de poder ver a mesma situação, mas com outros olhos, ou de outros pontos de vista.  E assim como diz o ditado, duas cabeças sempre pensam melhor que uma – o que significa que fica bem mais fácil encontrar novas alternativas para as velhas dificuldades.

 

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O ESPAÇO DO CUIDADOR AQUI

 

 

**********************

Erika Scandalo -  especialista em Psicologia Clínica, escreve sobre a vida e diferentes formas de aproveitá-la.  Acredita que a felicidade é consequência de uma visão proativa sobre as dificuldades. Ser feliz é mais um olhar sobre o que se tem, do que ter tudo o que se quer.